Cine Atitude

CINE ATITUDE CULTURAL - O CINEMA COMUNITÁRIO DE BAYEUX

Idealizado em 2008, o projeto Atitude Cultural, inicialmente se constituiu a partir da publicação do Manifesto Cultural que perfaz uma reflexão crítica das expressões simbólicas da cidade de Bayeux, em seguida a iniciativa enveredou para as ações práticas, sendo estas realizadas principalmente no ceio das comunidades carentes do município através do Audiovisual.
 

A cada dia conquistando espaço nesse cenário antagônico, o cine Atitude Cultural buscou nos editais do Ministério da Cultura (Minc) uma saída estratégica de tornar realidade algo que antes era apenas sonho de jovens ativistas culturais. 

Então, com a parceria firmada entre a Associação Comunitária do Alto da Boa Vista e o Atitude Cultural, nas comemorações de meio século, em 2009, a cidade de Bayeux com esse projeto foi contemplada pelo edital Cine Mais Cultura da Secretaria do Audiovisual (Minc) com implantação do cineclube, passando a beneficiar a comunidade com a sétima arte: o cinema.


O Cine Atitude Cultural, que dentre as prerrogativas proposta é efetivamente difundir o audiovisual mediante parcerias com entidades civis e associações comunitárias locais, possibilitando estudantes, jovens e cidadãos terem alternativas de interagir com expressão cinematográfica. 



cine-atitude-cultural-01
Além desenvolver estratégias mediante o uso do cineclube com injeção que instigue uma formação crítica da sétima arte. De 2008 para cá, foram inúmeras ações realizadas de Cinema na Rua, Cinema nas Comunidades, práticas de Saúde em Educação promovidas em parceria do Sesc-PB, etc. Além disso, integram as atividades do projeto apoio aos eventos de cunho cultural, a exemplo do Festival de Teatro Estudantil do Município, ocorrido anualmente. 

Sem fins lucrativos a iniciativa difunde a produção local (as curtas, documentários, ficção, novos formatos digitais), regional e nacional do audiovisual, além de destacar os clássicos internacionais que contribuíram significativamente com estética cinematográfica. 



Em 2012, o Programa BNB Cultural/BNDES, uma realização do Banco do Nordeste em parceria com BNDES que apoiam financeiramente projetos artístico-culturais, aprovou a iniciativa “Cine Atitude: Imagens em Movimentos”, idealizado pelo ativista Berg Lima.



Cine Atitude

O “Cine Atitude – Imagens em Movimento” foi aprovado pelo edital de cultura BNB/BNDES 2012, tem como objetivo levar o audiovisual para as escolas e os espaços públicos de Bayeux-PB, fomentando a sétima arte e a reflexão a partir do olhar coletivo.


Público Alvo

 

O público da cidade será contemplado com 60 sessões totalmente gratuitas, durante o ano de 2013. Sendo que 50 sessões serão nas escolas e 10 sessões em espaços públicos. A iniciativa pretende atingir as crianças, adolescentes, jovens e adultos das escolas e das comunidades com projeção de filmes de curta e média metragem, produzidos pelo circuito não comercial, com destaque para produção nordestina e paraibana.


Trajetória 

O projeto é realizado pelo cineclube “Atitude Cultural – Bayeux Precisa”, sob a direção do Relações Públicas e ativista cultural, Berg Lima, que desde 2008 vem trazendo ações socioculturais para Bayeux-PB, como a implantação do Cinema Comunitário no Alto da Boa Vista, aprovado pelo edital Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura.


Equipe Responsável

Criador e Coordenador do Projeto Atitude Cultural

 BERG LIMA – Ativista cultural, tecnólogo e Relações Pública

Contato:www.berglima.com.br/ gutemlima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário